quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Mundo de Sofia



Autor:Jostein Gaarder
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Para comemorar esse grande sucesso, a Companhia das Letras lança agora nova tradução de "O mundo de Sofia — feita diretamente do norueguês — e novo projeto gráfico para toda a coleção de Jostein Gaarder.


Crítica:Bem, já pela capa, dá pra ver que o livro fala de filosofia e eu sei que muitos podem pensar "Ai, Filosofia, que saco!", e até desistir dessa resenha, mas eu peço: não parem!!. Dêem uma chance, ok??
Jostein Gaarder consegue misturar, com extrema maestria, uma história ficcional, com tons de fantasia, com ensinamentos filosóficos reais, e para mim esse é ponto alto do livro. Ao mesmo tempo em que tenta descobrir o "mistério" envolvido, é possível ter uma boa introdução do pensamento filosófico ao longo dos séculos, desde os pré-socráticos, passando por David Hume, Kant, e chegando a Darwin, por exemplo, com sua teoria que revolucionou a ciência.
Apesar da natural complexidade das "teorias" de alguns pensadores, Gaarder consegue, em todo o livro, utilizar uma linguagem simples e acessível, mesmo para leigos no assunto,  e explicá-las de modo claro.
Resumindo (ou essa resenha nunca acabará), o livro é recomendadíssimo (meu favorito, aliás), acho que pode abrir as portas para a Filosofia e desmistificá-la um pouco até, por mostrar que ela é bem mais acessível e próxima da realidade do que pensamos.
Nota:10
Espero que tenham gostado da resenha e que se interessem para ler esta verdadeira jóia da literatura.
P:S: Coloquei a capa da nova edição, lançada em novembro desse ano e traduzida direto do norueguês ( mas pelo que li do trecho disponibilizado na internet, não há grandes mudanças em relação à tradução original, talvez uma linguagem mais simples) comemorando o sucesso do livro, um verdadeiro best-seller que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil. Achei-a linda! As pequenas figuras espalhadas são bem significativas e dão ares divertidos". Contudo, deixo aqui a "tradicional", igualmente perfeita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário